Proteção Individual - Respiradores

Olá, seja bem-vindo a mais uma postagem do Blog GESTEQ - Engenharia e Segurança do Trabalho

Tema - Proteção respiratória através de respiradores

Quando nos deparamos com a necessidade de proteger nossa respiração quanto aos riscos químicos e biológicos, existe a necessidade de aplicarmos a proteção individual, por meio de máscaras. Possibilitando que consigamos desempenhar atividades laborais em condições ambientais adversas, ou efetuar escape de ambientes tóxicos. Os respiradores dividem-se em dois grupos: respiradores purificadores de ar e os respiradores por adução de ar.

Quanto ao primeiro grupo, será definido quanto aos tipos de máscaras aplicadas e condições de aplicação.

Os respiradores purificadores de ar, podem ser compostos por máscaras que admitam filtros ou material filtrante, o primeiro caso, aplica-se as máscaras: 1/4 faciais, semi faciais ou faciais inteiras. No segundo caso, quando o material filtrante faz parte da máscara, esta chama-se peça semi facial filtrante (PFF) e tem curta durabilidade, consideradas descartáveis após uma jornada de trabalho.
                                                                                                                                                                    
Máscaras: PFF, 1/4 Facial, Semi Facial e Facial Inteira

Com o intuito de se proteger dos riscos presentes no ambiente de trabalho, a escolha da máscara a ser utilizada, deve levar em consideração a presença de oxigênio, entre 18 e 21%. Além disso, em casos de contaminantes presentes no ar que venham a ser muito tóxicos, não convém a utilização das mesmas, pois os filtros tendem a saturar em um curto espaço de tempo. Talvez, não possibilitando que o usuário da mesma, consiga chegar a um lugar seguro a tempo, este evento também se aplica a contaminantes que possuam propriedades organolépticas difíceis de serem percebidas.

Em face dos casos em que não se aplicam os respiradores purificadores de ar, deve-se optar por respiradores de adução de ar, estes que irão fornecer o ar que será inalado pelo usuário, tal qual pode ser realizado de diferentes formas, através de: ar comprimido respirável, cilindro transportável, ar comprimido respirável junto com cilindro auxiliar para escape e conjunto de cilindros transportáveis.

Máscaras: Ar comprimido, Autônoma e Ar comprimido com cilindro auxiliar

Usualmente, tanto as máscaras semi faciais, quanto as faciais inteiras podem ser aplicadas aos respiradores de adução de ar. Salvo exceções de condições Imediatamente Perigosas a Vida e a Saúde (IPVS), que exigem pressão positiva no interior da máscara, proporcionando maior vedação entre a mesma e o rosto. 

Características de uma condição IPVS:
  • Concentração do contaminante a cima da concentração IPVS, ou mesmo a suspeita que o mesmo esteja a cima da concentração IPVS;
  • Teor de oxigênio abaixo de 12,5%;
  • Pressão atmosférica abaixo de 450 mmHg (4.240 metros de altitude).
Observação: Aplicam-se respiradores de adução de ar sem pressão positiva em atmosferas Não-IPVS, em que a concentração de oxigênio se encontra a cima de 12,5%. Salvo que, neste caso, a concentração de contaminante não poderá ultrapassar a concentração IPVS.





Comentários